Lauro Sakamoto

Surgimento de uma idéia


No ano de 1998, Lauro Kimio Sakamoto, cabeleireiro - atuante no mercado desde os seus 19 anos - aplicou técnicas de poda e manejo de plantas que adquiriu por experiência e vivência no Japão no seu cotidiano de salão de beleza, especificamente na área de corte de cabelos. Ao observar a estrutura cilíndrica dos fios de cabelos, ele percebeu que poderia executar a mesma técnica de poda sobre estes, já que o principio era basicamente o mesmo: utilizando uma ferramenta de corte, o cabelo seria segmentado na vertical, ou seja, a ponta do fio ficaria segmentada em diagonal, o que possibilita maior captação de oxigênio, crescimento mais rápido ao cabelo e assim, mais saúde para se desenvolver.


Após anos de observação da técnica de poda utilizada em seus clientes, o Sr. Sakamoto, pôde então confirmar resultados expressivos e percebeu que já não era o mesmo método convencional de corte de cabelos, precisava então, assim nomear a técnica. Associando a estrutura do cabelo à de uma jóia – esta lapidada simetricamente de acordo com seu tamanho original - nomeou o novo método de lapidação de cabelos, revolucionando assim, o simples corte de cabelo em algo mais complexo.


Lapidação de Cabelos

Para quem é indicada a lapidação?


A lapidação é indicada para cabelos afros, caucasianos, orientais. Pois a técnica utilizada proporciona: vitalidade,qualidade ao fio, e realça a verdadeira beleza do cabelo, que pode ser do mais sensível – como ao do cabelo afro, ao mais denso -  como o oriental.


Benefícios da lapidação de cabelos


  • Ampliação da área de oxigenação do couro cabeludo, favorecendo o crescimento e densificação dos fios capilares;

  • Mais balanço, ou seja, movimento aos fios, saindo da forma estática, proporcionado leveza e harmonia dos fios;

  • Controle de volume – para cabelos mais densos e rebeldes, a lapidação ajuda a controlar o volume, já que a forma diagonalizada do segmento de corte do fio, favorece o encaixe dos mesmos entre eles;

  • Maciez – os fios lapidados, imediatamente apresentam aspectos de tratamento, pois as pontas danificadas são removidas e realinhadas;

  • Brilho – os fios lapidados apresentam mais vitalidade realçando o brilho natural como se fosse seda;

  • Estilos – na lapidação é possível fazer qualquer estilo, desde ao curto “pixie”, ao médio “bob”, ou o longo “repicado”.

  • Comprimento – é possível lapidar os cabelos, sem tirar o comprimento dos mesmos, para aqueles que desejam manter os fios longos e saudáveis.



Manutenção dos cabelos lapidados


Geralmente recomenda-se retornar a lapidar os fios, para cabelos femininos entre 45-60 dias após a primeira lapidação, pois assim os fios permanecerão saudáveis, evitando pontas duplas e quebra dos fios.


Para cabelos masculinos, recomenda-se um período um pouco menor, 45 dias.


OBS: há muitos casos de clientes do sexo masculino que retornam num período maior, pois os fios ficam mais comportados, favorecendo assim um encaixe perfeito entre os mesmos, possibilitando maior tempo do estilo adquirido.


Por que lapidar os cabelos e não cortá-los na forma convencional?


Os fios lapidados são segmentados em diagonal, ou seja, o fios segmentados se “encaixam” entre si, proporcionando movimento, sem aquele efeito “vassoura”.


Os fios cortados apresentam em sua forma cilíndrica uma espécie de sobreposição dos mesmos, como se fossem mangueiras cortadas e sobrepostas umas às outras, ou seja, os fios perdem com maior facilidade o estilo que foi segmentado – como acontece no cabelo masculino, cerca de 20 dias os mesmos já não apresentam mais um “bom” comportamento, e revelam um aspecto mais marcado, principalmente em cabelos orientais.
 
Na lapidação, os fios apresentam mais vitalidade, integridade e qualidade, movimento, controle - facilidade de manuseio no dia a dia, além de proporcionar satisfação, auto-estima e fidelização aos clientes adeptos à técnica.

Veja o que nossos clientes dizem sobre a Lapidação de Cabelos


Saiba por quem já experimentou e não corta mais os seus cabelos da forma tradicional: